FRASE DO DIA

"Liberdade é pouco.
O que eu desejo ainda não tem nome."

domingo, 11 de janeiro de 2009

Beber em boteco é arte, copo trincado e barata no pé faz parte.

Essa foto do bode, pendurado por um fio no teto, é de um botequim que fica no bairro Bom Jardim em Ipatinga. E como eu adoro coisas exóticas, andarilhos, hippies, bebuns, e coisas do tipo. Não poderia deixar de fotografar com o celular esse símbolo emblemático de boteco copo sujo (Que todo homem de verdade gosta).

E como eu fui criado em um bairro cercado por esses templos históricos, tenho propriedade para falar que
beber em boteco tem outro sabor. Não to falando de qualquer boteco. Falo dos botecos clássicos, aqueles que fazem parte da história e da formação ‘chapadesca’ (inventei) de qualquer homem.

São os Botecos Copos Sujos.

Não é difícil identificar esses antológicos lugares. Aqui no meu bairro têm vários. Eles têm geralmente algumas características em comum. Por exemplo, a cerveja é mais barata em relação aos outros botecos. Eu não fumo, mas é fácil encontrar marcas de cigarros alternativas, como Ritz, Campeão, Fúria Mentol, Oscar e Amigo (cigarro com nome de ‘Amigo’ é foda, néh não?).

O ícone de boteco estilo cachoeira do vale é: “o Bebum de Fé”. Todo boteco de verdade tem um bebum da casa, que aparece todo santo dia pra bater o ponto (conheço um monte, amigos meus..rs).

Outro ícone é um cachorro bem sarnento zanzando na porta. Ele nunca entra, senão leva pau! ou vira tira-gosto.

Os potes de conserva nas prateleiras, que geralmente são de salsicha, ovo de codorna ou cebola com sardinha. (humm.. ovo de codorna, fala serio, depois aquela palitada no dente, em seguida uma salinas pra lavar os dentes,.. melhor que tem).

O nome do boteco é muito importante, normalmente é um nome peculiar: Bar Barbaridade, boteco da Porteirinha, Bar Sombra e Água Fresca. Tem aquele com o inglês escrito errado com a apóstrofe ‘s’ no final, tipo: Sençation’s Bar. E o mais comum é com o nome do dono: Bar do Toninho, Bar do Tatão, Bar do Ratinho, entre outras coisas (etc.). (rsrs)

Refrigerante genérico sempre tem. Boteco que é boteco tem os ‘refris’ mais baratos do mercado. Eu não assustaria se em algum desses você ainda encontrar Baré Cola. (lembra?)

Musica ambiente de primeira. Quando não é um Raul Seixas e um Teodoro e Sampaio (eu não gosto de sertanejo, mas não se pode gostar de tudo)
. Se o radio estiver ligado, com certeza está na AM 650 Vale do Aço (Itatiaia). Que fala de futebol (Sorte se algum aparelho de som funcionar).

O “Não aceito fiado” no quadrinho na parede é só de enfeite, mas tem aquele: “Fiado só para maiores de 90 anos acompanhado dos pais”. (hasiuhasiusah)

Banheiro limpo definitivamente não tem. Se banheiro não estiver sujo, sem tampa na privada, papel higiênico cor de rosa (se tiver), com inscrições do tipo abaixo, não está no espírito.
Mesas e cadeiras de ferro bambas e enferrujadas, o cardápio escrito à giz e com erros ortográficos, como X-Corassão, Concrete e Wisk (desconfie desse 'úisk'). E tem também o churrasquinho de gato pra tira gosto. Sem falar na cozinheira gorda, com bigode e chinelo de dedos, e garçom com camisa pra fora das calças e caneta bic atrás da orelha.
Falando nisso, outro dia fui em um boteco no iguaçu (Rancho's Bar) e a minha amiga Isabela Lomar chamou a garçonete pra fazer um pedido, a garçonete chegou falando: "Cuidado como fala, eu já to no grau". (hehe)

O troco é em balas duras, ruins e guardadas dentro de uns potes plásticos nebulosos que giram pra você poder escolher qual é a menos pior. Se pagar com uma nota de R$ 50,00 tá fudido, vai ter que beber o dinheiro todo por que o troco não tem. (rsrs)

Nada igual a um boteco do Cachu. Tem sinuca, cerveja barata, você pode ir todo amarrotado, falar palavrão e coçar o saco que ninguem ta nem aí..kkkkkkk

Por Noberto Rosa

9 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk buteco ou boca de fumo...=D

    ResponderExcluir
  2. hasuhauhsuash

    pelo visto vc conhece bem td tipo de BOTECO...
    ahsahsuhauhshs

    o mais engraçado..foram os detalhes...
    tira gosto...as placas...e o tipo de gente que frequentam o local...
    ahhhh adorei a parte do cachorro na porta...
    É VERDADE!!!

    HAUHAUAHUHAUSHUAH


    vc é bobo d+...

    mais mto criativo..

    bjusss

    ResponderExcluir
  3. KKKKKKK...Nob acho que vc é um estudioso de boteco, colecionador mesmo, está se especializando em botecos asquerosos, desses que como diz Luis Fernando Verissimo nenhum fiscal da Saúde Pública incomoda porque não passa pela porta sem desmaiar..rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk muito comedia !

    ResponderExcluir
  5. AAaaaaa betto valeu por citar meu nome ai...
    Queimando meu filme neh, as pessoas vão
    pensar que eu sou fã de carteirinha desse tipo
    de lugar....aiaiaia MI IRRITA não!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Coragem Noberto, que boteco é esse...Deu vontade de ver de perto ahsuhauhuas

    ...A foto de baixo é bem familiar! kkk

    Adorei!

    bjbj

    ResponderExcluir
  7. Embreve volto ao boteco do bom jardim para fazer um relatorio completo sobre ele. aguade!

    ResponderExcluir
  8. Ow! Eu sei de onde é a placa do banheiro e eu tb tirei uma foto idêntica!!! ahuahuahua

    ResponderExcluir
  9. seu bobo o babaridade foi legal morei muito tempo no b cachoeira do vale fui casada com o dono do WG lanches foiiiiiiiiiiiii mmmmmmuuito llegall rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs aline eloar

    ResponderExcluir

Não acabou, tem mais!!

Clique no link Postagens mais antigas e confira!!