FRASE DO DIA

"Liberdade é pouco.
O que eu desejo ainda não tem nome."

domingo, 4 de janeiro de 2009

Pare de Fumar


É natural acreditar que coisas ruins só acontecem com os outros. Como em um filme de terror, o protagonista sempre salva a sua pele e os outros coitados, já sabem, levam a pior. Em nosso 'filme de vida' somos os principais, mas isso não quer dizer que sempre vai dar tudo certo. Em filmes de terror, sabe aquela mão que, derrepente, sai debaixo da cama e pega uma perna no quarto escuro, abra o olho, essa perna pode ser a sua. Quando essa mão pegar você, vai ser fácil acreditar que não há nada que aconteceu com os outros que não possa acontecer com você.

Tem dias que você acorda achando "esse será só mais um dia" e pensa que: o café da manha estará com o mesmo gosto de ontem, que vai pegar o mesmo trajeto para o trabalho, vai ver as mesmas pessoas de sempre, almoçar no mesmo lugar, fazer aquela pausa de 5 minutos no trabalho para fumar um 'cigarrinho'. Termina o expediente você vai pra casa, abre uma 'cerva' gelada, senta na frente da TV e relaxa: Foi-se mais um dia.

Cheguei a conclusão que aquela velha frase: "Só se dar valor quando se Perde" não é necessariamente uma verdade.

Mas tem dias que você acorda achando "esse será só mais um dia" e na verdade não será. Falo isso porque eu senti, no quarto escuro, aquela mão sair debaixo da cama e pegar a minha perna.

Eu comecei a fumar por brincadeira e acabei gostando. Tava tudo sobre controle, eu fumava meu cigarro, tranqüilo, e pensava que aquelas coisas terríveis que eu ouvia falar sobre fumantes nunca aconteceria comigo, apesar da noção e do medo. É uma visão natural de querer transferir os problemas para os outros e achar que temos o corpo fechado. Mas não é bem assim. Eu fumava e gostava, não acredito que eu era viciado, o cigarro me fazia relaxar. Durante o expediente me fazia quebrar a rotina, sem perceber que ele já tinha entrado na rotina.

O mais incrível foi como eu parei de fumar e como nunca mais peguei em um cigarro.

Eu comecei a sentir uma dor nas costas, não era forte, era desconfortável. Eu me mediquei, tentei não trabalhar sentado de maneira errada, tentei alongamento, chás, mas nada daquela ‘dorzinha’ chata ir embora. Conversei com a minha mãe e marcamos uma consulta com um médico. Na consulta, o médico solicitou o exame de raios-X. Fiz o exame e no outro dia saiu o resultado. Antes de levar o resultado para o médico no dia seguinte, eu abri e li o laudo. Como eu não entendi nada sobre os termos médicos fiz uma pesquisa na internet pra ver o que eu encontrava sobre o assunto. Na busca, a primeira pagina que foi mostrada só falava sobre câncer. Eu cliquei e abri pra ver, tinha um foto de um rapaz, careca, que ,incrivelmente, se parecia muito comigo, fazendo tratamento quimioterápico contra o câncer no pulmão (o FDP tinha que parecer tanto assim comigo?). Eu engoli seco e durante alguns segundos, imóvel, me imaginei naquelas condições. Imaginei a possibilidade de nunca mais poder sentir o gosto do café da manhã, não sentir o vento no corpo enquanto vou de moto para o trabalho, não ver meus amigos, deixar de lado as noites em claro, as festas, não ter tido antes a oportunidade de parar de fumar.

Sem demagogia, isso foi uma das melhores coisas que me aconteceu.

Eu via que um detalhe (o cigarro) poderia comprometer uma vida toda pela frente.

Dias depois procurei o médico com o laudo em mãos. Ele não falou nada do que poderia ser e solicitou outro exame: Tomografia computadorizada. Minha mãe, enfermeira, pelo laudo já estava apreensiva, pois ela já sabia do risco. Então, fiz o segundo exame numa quinta-feira, sendo que a terceira consulta com o médico estava marcada para a segunda-feira seguinte. Chegou o dia, era segunda-feira, eu iria saber se 'aquela mão que saia debaixo da cama e pegava a minha perna no quarto escuro, nesse filme de terror, era real'. O médico abriu o envelope, analisou o laudo, e me tirou uma tonelada das costas. Eu não tinha nada, estava ótimo. A minha dor nas costas era um machucado no pulmão em estado de cicatrização, que graças ao cigarro estava demorando a sarar (o cigarro tira a elasticidade das paredes pulmonares, por isso a falta de fôlego). Ele receitou um remédio e eu estou totalmente fora de perigo e muito bem de saúde.

No mesmo dia prometi pra mim mesmo: "cigarro nunca mais!"

Só de imaginar a idéia de ser o responsável por me tirar tudo que eu dou valor na vida, minha saúde, a faculdade, trabalho, amigos, festa, garotas. Fazer minha família passar por uma situação assim tão triste. Não há como medir a importância disso pra mim. Talvez algumas pessoas pensem que é só mais uma história. Não é! É uma história que mostra que não precisamos perder pra dar valor. Pare de fumar. Se dê valor.


Noberto Rosa

4 comentários:

  1. Lamento ter precisado passar por esse "SUSTO" pra vc se dar valor..Mais pelo menos esse valeu pra alguma coisa..!!!Você é IMPORTANTE e ESPECIAL..!!ainda bem que está td bem...Vê se toma JUÍZOoOo...HEHEHE..vou repetir uma coisa q vc me disse...GOSTO DE VC..QRU TE VER BEM!!!juizo pelo amor de deus...(isso é por minha conta..!!hauhauahaha)BJUS TE ADOROooO

    ResponderExcluir
  2. Nossaa!!vc nem me conto isso tudo..ainda bem que esta bem hoje..sabe que gosto demais de voce e sei que da valor as coisas que tem..e a nossa VIDA é a coisa mais preciosa neste mundo..Axo muito interessante seus textos..como os escreve relacionando um fato a algo imaginario e irreal..e que as pessoas possam usar da sua experiencia para dar valor a vida delas..adoro vc..

    ResponderExcluir
  3. Nossaa!!vc nem me conto isso tudo..ainda bem que esta bem hoje..sabe que gosto demais de voce e sei que da valor as coisas que tem..e a nossa VIDA é a coisa mais preciosa neste mundo..Axo muito interessante seus textos..como os escreve relacionando um fato a algo imaginario e irreal..e que as pessoas possam usar da sua experiencia para dar valor a vida delas..adoro vc..

    ResponderExcluir
  4. Num deve ter sido tão fácil assim né, mas se alguém sabe dar valor a vida é as coisas boas que ela nos dá haa é vc,
    É uma pena ter tido que passar por este susto, humm num gosto nem de lembra; mas tinha que acontecer de alguma forma e q bom q aconteceu vc ganhou uns aninhos a mais conosco né milhoesssssssss rsrrsrsr, muito bacana o texto.
    + uma qualidade pro nob.
    Bju

    ResponderExcluir

Não acabou, tem mais!!

Clique no link Postagens mais antigas e confira!!